Receita de inovação do Google

15fev08

Se o Google dá dicas, quem é esperto obedece. Na Digital Signage Expo 2007 houve uma palestra cujo tema foi inovação. O escolhido para falar do assunto foi bem acertado: Jim Lecinski, Diretor do Google. Abaixo você vê os 9 pontos em que se baseia a cultura inovadora do Google, que podem ser adotados em qualquer empresa (ou blog!).

1 – Inovação, não perfeição instantânea: Lançar idéias rápida e frequentemente é mais importante do que ficar tentando atingir o produto/serviço perfeito para depois lançá-lo. O feedback dos consumidores irá aprimorar melhor a idéia e a resposta deles irá indicar os projetos mais promissores.

2 – Compartilhe tudo que você puder: Pequenos times que se comunicam abertamente tem trazido grandes resultados para o Google. Eles acreditam em transparência no ambiente de trabalho e de forma que todos saibam em que todos estão trabalhando. Eles tem um programa de computador onde podem procurar um nome e ver em que projeto esta pessoa está trabalhando e acompanhar o andamento do trabalho. Se eles tiverem alguma idéia podem contribuir.

3 – Se você é brilhante nós estamos contratando: Há sempre vagas para os mais brilhantes no Google. eles preferem os generalistas, que podem contribuir de diferentes formas em diferentes projetos do que os especialistas.

4 – Deixe seus funcionários perseguirem seus sonhos: O Google trabalho no modelo 70/20/10. O desenvolvimento dos programas atuais e de novas funcionalidades ocupa 70% do tempo. Novos projetos da empresa ocupam 20% do tempo e os outros 10% são usados pelos colaboradores em seus projetos pessoais. Assim surgiu o Orkut e o Google Earth.

5 – Idéias vem de toda parte: Algumas vezes o Google vai buscar suas idéias fora de casa. O Google Mastheads surgiu da contribuição de não-empregados, um deles uma garota de 13 anos.

6 – Dados e não opiniões: Tome suas decisões com base em fatos e não em opiniões. Com tantas idéias no ar, procure basear suas decisões em informações e não em suposições.

7 – Criatividade adora restrições: “Deixe as pessoas explorarem, mas estabeleça limites claros para estas explorações”. Caldeirões de idéias tendem a explodir se ninguém controla a temperatura.

8 – Procure usuários e ofereça usabilidade – o dinheiro vai atrás: Em outras palavras, faça o que os clientes querem e precisam, e não o que eventualmente venda mais e melhor. Assim você manterá a liderança inovadora.

9 – Não mate idéias, modifique-as: O Google não joga idéias fora. As modifica e transforma em algo útil para a empresa.

Eu adorei todas e sigo especialmente os números 1 e 2.

Vi no blog da AG 407 que viu no blog Lá fora.



6 Responses to “Receita de inovação do Google”

  1. Atendendo ao convite, vim aqui conhecer seu novo espaço. Desejo AINDA mais sucesso.

    Estarei por aqui de vez em quando.

  2. 2 Raquel

    Luiza, adorei os 9 passos, e tenho uma dúvida: se uma pessoa tem uma idéia inovadora, que gostaria de compartilhar com o Google, como no item 5, como faz para entrar em contato com alguém de lá?!?

  3. 3 Mariana Melo

    Luiza, sempre acompanhei o Favoritos e acho seu trabalho lá maravilhoso.
    Fiquei extremamente surpresa quando você criou esse blog sobre arquitetura da informação, acessibilidade etc. Como estou estudando Biblioteconomia, na UFRJ, me interesso MUITO por esses assuntos, já que uma das nossas várias missões como profissional é levar informação ao usuário (ainda que muitas pessoas ainda acreditem naquele estereótipo da bibliotecária-bruxa que fica atrás do balcão da biblioteca rs).
    Além disso, pretendo ir mais fundo nessa coisa de A.I. e por isso gostaria de ter mais informações sobre isso, como cursos, sites (além desse) etc.
    Meu e-mail é mariana.melo@globo.com e se você pudesse me responder, eu iria ficar muito feliz🙂
    Sucesso com esse novo site e com o Favoritos!!

  4. 4 Luva

    Olá Luiza,
    Primeiramente parabéns pelo blog, gostei muito. Também sou publicitário e um internauta inveterado…hehehe
    Um amigo meu passou seu blog falando que era praticamente homonimo ao meu…heheh
    Parabéns pelo blog e desejo muito sucesso pra ti.
    Abraços

  5. Hey, Google Guys! Luiza Voll is the one you are looking for!

  6. Não só gostei como continuei a “linha de divulgação” no nosso blog corporativo (com os devidos créditos, claro!).

    Acho que o principal talvez esteja no primeiro item. Ter idéias é muito bom, mas sem testá-las no mundo “real” elas não vivem muito…

    Para despertar o interesse, a idéia precisa ser lançada no espaço “entre os seres” (inter (entre) / essere (ser), como se vê na origem latina), entre as pessoas, portanto!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: