Doctor Brilliant

10abr08

Através do TEDblog, acabo de conhecer o Dr. Lawrence “Larry” Brilliant, ganhador do TED Prize de 2006, um prêmio no valor de $100,000 para financiar um projeto de sua escolha que tenha o o objetivo de melhorar o mundo.

Larry é médico, epidemiologista, tecnólogo, autor, filantropo e diretor do Google.org, a fundação filantrópica do Google. Ou seja, é o homem escolhido pelo Google para doar centenas de milhares de dólares.

Larry tem um perfil fascinante: era melhor amigo de Jerry Garcia, viveu toda a psicodelia dos anos 60, teve papel fundamental na erradicação da varíola na Índia e é amante da tecnologia.

O que mais me fascinou sobre ele foi que, despois de ter vivido tudo o que viveu (imagine só o que é trabalhar na Índia infectada pela Varíola), Larry tem uma visão extremamente humana da tecnologia.

Um exemplo de sua personalidade: Larry um dia foi convidado pela revista Fortune a participar de um jantar com CEOs do mais alto nível. Na ocasião, os executivos estavam discutindo o que aconteceria com redes sociais como o Facebook se, por acaso, as pessoas não pudessem acessar o computador no trabalho devido a um grande desastre natural, por exemplo.

A resposta do Larry?

“This is stupid,”

“If you want to talk about a disaster of that magnitude, then we should be talking about the disaster itself, not about what it might do to our ad revenues. There’s a lot of smart people in this room, we need to think about more than just our own industry.”

Vale muito a pena ler a entrevista que a Rolling Stone fez com essa figura. Porque tecnologia é excelente e pode ajudar muito mais do que a gente imagina, não é mesmo? A gente não pode é se esquecer que existem coisas muito mais importantes do que interfaces bacanas. Porque os grandes problemas que enfrentamos – aquecimento global, fome, pobreza, guerras – como diz a própria matéria “não serão resolvidos com o Mac OS X versao 10.9“.

Links:

The Guru of Google – matéria Rolling Stone

Larry Brilliant – Wikipédia

Via TEDblog.



One Response to “Doctor Brilliant”

  1. 1 jkljk

    jkljkjlj


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: