Novos usos

26set08

O que fazer quando o produto que você lançou passa a ser utilizado de uma forma diferente da que você planejava?

Outro dia passei por uma situação que me fez pensar muito sobre isso. Eu recomendei aqui no blog o Scrnshots, alguém se lembra? O objetivo do site é o de compartilhar inspiração online salvando screenshots. Recém-lançado, eu já virei heavy user do produto e passei a armazenar tudo o que me inspirava: sites, programas e imagens de moda e decoração.

Não é que em um belo dia eu recebo um email mal-criado do site dizendo que era proibido fazer scrnshots de temas que não fossem relacionados ao design de sites e programas e que se eu não apagasse minhas imagens de moda e decoração eles iriam fazer isso na manhã seguinte?

Fiquei muito impressionada com 2 coisas:

  • Como eles não conseguiram comunicar claramente seu objetivo na home
  • Com a falta de tato ao conversar com seus usuários

Respondi o email dizendo que, ora bolas, eu era a usuária e que minha inspiração não era limitada. Eu estava armazenando tudo que me inspirava. Escrevi também que o criador de um produto não tem controle sobre como o usuário irá utilizá-lo. O inventor da Bic imaginava que a mulherada ia usar a caneta para prender o cabelo?

Eu, crente que meu email estava completamente convincente, recebo uma resposta broxante, dizendo que estas são as regras do site e que eles não podem fazer nada. Agora para armazenar minha inspirações sobre outros temas tenho que marcá-las como inapropriadas, assim só eu as vejo. É mole?

O pior é que eu não consigo parar de usar o bendito do site.

Vocês já passaram por algo assim? Concordam comigo ou com os donos do site? Até que ponto devemos limitar os usos de nossas criações?

Espero a participação de vocês nos comentários.

Sr. Inventor do guarda-chuva, estão utilizando seu produto como flores em uma árvore. Briga com eles!



3 Responses to “Novos usos”

  1. Acho que o sistema deve ser usado da forma que o usuário achar agradável. Se está sendo usado de forma diferente do que foi pensado inicialmente, pode ter sido um problema de construção das interfaces. Conceito mal estruturado.

  2. Caramba…

    mas devemos pensar dos dois lados né?
    Vc está correta… Não sei se “eles” estão tanto…
    Mas imagine o cara que criou os guarda chuvas.. será que ia gostar de vê-los como flores? Pra nós e quem “inventou” o cenário ficou muito legal.

    Conceito mal estruturado mesmooooooo

  3. Bom, Santos Dumont sempre foi contrário ao uso militar de aviões e dizem que isso o levou ao suícidio… é um bom exemplo de produto que foi utilizado de uma forma diferente que o planejado.

    Mas no caso do scrnshots, no qual também utilizo bastante, não achei certo eles limitarem o uso e inibirem com ameças desse nível. Depois dessa até fiquei com uma imagem negativa deles.

    Se usa-lo apenas para design de sites é uma “lei”, então isso deveria ser bem explícito, assim como as conseqüencias do uso incorreto.
    Até então eu imaginava que fosse um produto para armazenar fontes de inspiração, e sabemos que inspiração é bem abrangente e costuma vir das fontes mais inusitadas


Deixe uma resposta

